O sonho de qualquer empreendedor é crescer e prosperar. Para que você consiga transformar o seu sonho em realidade é necessário ter um equilíbrio perfeito entre a gestão de todos os recursos que você tem à sua disposição e a aplicação de excelentes táticas de vendas para otimização do lucro.
Dentro do nicho de açougue estas táticas também se aplicam, desde as casas de carnes de bairro até àquelas que são mais sofisticadas. Assim sendo, podemos tirar uma máxima verdadeira: aumentar o faturamento do seu açougue não só é possível, como também é uma ação necessária de sobrevivência.
Mesmo quando o país enfrentou a recessão, este foi um dos cenários que apresentou crescimento, mesmo que tímido e mais do que isso, as casas de carnes ou boutiques de carnes para as versões mais gourmet, são os modelos que mais vem crescendo dentro do mercado de carnes.
Independente de qual seja o tipo do seu açougue, existem algumas técnicas simples que podem ser colocadas em prática para otimizar o lucro e tornar o seu negócio ainda mais rentável. Vamos falar sobre elas?
Aprenda a reduzir os custo
Quando você começa um planejamento financeiro, percebe que ao reduzir os custos você passa a ter mais lucro. A conta é bem simples de fazer: se você gasta menos, você tem mais dinheiro em caixa. E, fazer essa gestão é bem simples.
É possível que você faça uma boa gestão, criando tetos de gastos sem que interfira na qualidade final dos seus produtos. Porém, para que isto dê certo é necessário que você esteja aplamente aliado junto aos funcionários.
A melhor forma de conseguir esta medição é ter um equilíbrio saudável nas contas fazendo uma análise de cada um dos setores que compõe o açougue e, assim, terá uma ideia precisa dos custos reais que estão envolvidos.
Aperfeiçoe o seu espaço
Num primeiro momento, pode até ser que você pense que isso só enquadre nos modelos que são gourmetizados, mas se engana! Quando falamos em aperfeiçoar o espaço, estamos falando nisso tanto para melhorar o seu atendimento ao público, como para melhorar o seu espaço interno entre os funcionários.
Para ilustrar, é certo que imagine o seguinte cenário: Uma das formas mais eficazes de conseguir aumentar o lucro da sua empresa é trazer mais pessoas para dentro do seu estabelecimento, certo? E para que você consiga um bom fluxo é necessário que você tenha tanto um bom espaço para receber estes clientes como para acomodá-los. Bom, acredito que já entendeu onde a gente quer chegar, né?
Ter uma boa organização envolve ter sessões pré-definidas, seja ela para peças embaladas à vácuo ou para peças que estão expostas, como trabalham os tradicionais açougues. Pense, também, na organização as carnes e a sua exposição, bem iluminada, chamativa, com boa visualização dos preços, entre outros fatores.
Atenção: É bom ficar de olho no estado de conservação do seu balção de carne. Isso porque ele funciona como um verdadeiro cartão de visitas dos seus produtos e também o seu principal ponto de organização profissional. Tenha sempre isso em mente quando pesquisar pelos melhores equipamentos para montar um açougue.
Invista em recursos que facilitem e otimizem o seu atendimento
Outra ideia que você pode pensar é nas ferramentas que facilitem o atendimento ao consumidor, principalmente, se for considerar as tecnologias que promovem essa facilitação.
Monitores com preços e com as ofertas do dia, listagem organizada dos preços, distribuição de senhas ao invés da tradicional fila, são alguns exemplos que podemos citar- e que são fáceis de serem implementados.
Esteja onde seu cliente está. Uma ideia seria, por exemplo, enviar os ofertas da semana através de uma lista de transmissão no Whatsaap. Isso agrega valores aos consumidores. Também mostra a preocupação da marca em estar sempre se modernizando para melhor atendê-los.
No entanto, vale a pena pensar que, mesmo a loja mais organizada e que detém a melhor tecnologia, não irá conseguir resistir por muito tempo sem que se mostre com uma gestão de qualidade. Ou seja, conforme você vai ampliando o seu faturamento, a sua expansão deverá acompanhar no mesmo nível.
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