Descubra a forma correta de limpar cada tipo de fogão

Antes de começar, lembre-se que com a higienização adequada, o eletrodoméstico tem a probabilidade de ter sua vida útil por mais tempo- Incluindo o fogão.

E para começar, é importante falar sobre os tipos de fogão, como por exemplo fogão de embutir, fogão à lenha, fogão de piso, cooktops e claro, o fogão industrial.

Ler também: Da entrada a sobremesa- Como elaborar um menu degustação?

Além de entender sobre cada tipo de fogão é essencial saber realizar a higienização de forma correta dos mesmo. Por esse motivo, selecionamos algumas dicas de como realizar essa limpeza e promover uma vida mais prolongada ao seu eletrodoméstico.

Fogões de piso

Um dos maiores benefícios em adquirir o fogão de piso é pela sua fácil higienização. Você precisa apenas remover as grelhas, bicos e queimadores. Com o uso de uma esponja, podendo ser a mesma de lavar louças, basta limpar a parte de cima com um produto neutro, de preferência um removedor de gordura, como o detergente. Em seguida, passe um pano úmido no fogão e enxágue.

Fogão de piso
Fogão de piso

E para retirar manchas mais complicadas, a super dica é utilizar o limão, espremer algumas gotas da fruta e esfregar de maneira suave.

Como limpar gordura: Para a gordura, o vinagre de álcool é um ótimo cúmplice e eficaz para remover toda gordura deste tipo de fogão. Você apenas passar de forma suave um pano úmido e em seguida com um seco.

Esse método faz o inox brilhar como novo, além de não manchar ou enferrujar o seu aparelho elétrico.

Fogões de embutir

A higienização dos fogões de embutir é semelhante ao de um fogão tradicional.

Fogão de embutir
Fogão de embutir

Não é orientado jogar água no aparelho, especialmente se possuir alguma parte em inox, pois corre o risco de oxidar.

  • O mais recomendado é realizar a limpeza do fogão com um pano úmido e passar detergente neutro.
  • Para conseguir dar aquele brilho extra, você deve apenas utilizar um pano seco ou até mesmo um papel toalha.
  • Tente evitar ao máximo os produtos corrosivos ou abrasivos.

Fogão Cooktops

Fazer a limpeza do cooktop é mais simples, rápido e prático. Os modelos vitrocerâmicos, que no caso são elétricos, permite uma facilidade maior na hora de limpar, pois eles têm a superfície de vidro (que impedem os choques térmicos e são mais resistentes).

Para realizar a higienização apropriada de qualquer tipo de cooktop, você precisará apenas passar um pano úmido e detergente neutro.

 

E uma dica essencial, é que antes de iniciar a limpeza, você leia com atenção as recomendações específicas do fabricante do eletrodoméstico.

Fogão cooktop
Fogão cooktop

Mas, de modo geral não tem nenhum mistério, o ideal é fugir de produtos abrasivos.

Como evitar manchas: Quando cair qualquer alimento na região de cocção do cooktop é necessário removê-lo. E enquanto ele estiver quente ou morno, faça a higienização.

Lembre-se que quanto mais for o tempo que o alimento ou qualquer tipo de pingo ficar ali, mais complicado será para removê-lo. Além de que pode ocasionar danos ao fogão.

Fogões à lenha

De todos os modelos de fogões, não resta dúvidas de que o tipo à lenha é o mais complicado para fazer a limpeza.

Fogão a lenha
Fogão a lenha

No entanto, se for para analisar cada um dos prós e contras, vantagens e desvantagens, vale a pena investir. Veja agora o passo a passo de como fazer essa higienização:

  • O primeiro passo é remover a chapa do fogão à lenha
  • Em seguida, retire a fuligem da estrutura do fogão e da parte interna da chapa
  • Com o uso de uma pequena vassoura ou um pincel grande para ajudar a facilitar a higienização, faça uma raspagem, no caso de tiver um excesso de fuligem aglomerada no local.

Chapa

Nesse caso, lembre-se sempre que higienização desse modelo de fogão só pode começar se ele não estiver quente. Esse cuidado é fundamental para prevenir possíveis acidentes.

  • Primeiro passo, com o uso de uma lixa fina realize o polimento
  • Esfregue levemente na superfície da chapa
  • Faça o procedimento por várias vezes até ele ficar muito bem polido
  • E para finalizar, use um pano seco e remova a fuligem que foi criada pelo polimento.

Sugestões de como fazer a limpeza no fogão à lenha

  • Uma boa dica é passar um pano úmido com óleo tradicional de cozinha. Esse truque ajuda a facilitar a remoção da fuligem da chapa.
  • Outra sugestão é tentar evitar algumas ações no decorrer da limpeza de fogões à lenha, como: instrumentos pontiagudos, produtos corrosivos ou abrasivos.

Fogões industriais

Para garantir um estabelecimento com um excelente funcionamento é necessário investir em um cardápio diversificado, ter uma equipe bem treinado e qualificada, contar com fornecedores de qualidade e profissionais no assunto e além de tudo isso, utilizar os equipamento apropriados.

É aí que entramos com o modelo de fogão industrial. O dispositivo precisa de investimento, mas é essencial para um bom andamento da rotina de um estabelecimento, como por exemplos as padarias e restaurantes.

Fogão industrial
Fogão industrial

O fogão industrial é utensílio muito parecido com a versão tradicional e doméstica, no entanto, com uma capacidade e potência para possibilitar altos graus de cozimento ao mesmo tempo.

O equipamento possui chamas mais fortes, proporcionando o uso de panelas maiores. Podendo conter 2 até 12 bocas e tem uma vida mais longa e resistente, tendo uma menor probabilidade de ocorrer danos ou defeitos.  

Fogão industrial ligado
Fogão industrial ligado

Tente imaginar você administrando um estabelecimento de grande porte e, em pleno horário de maior movimento, ter que lidar com um utensílio com danificações? Um problema como esse pode acabar com o nome do restaurante ou qualquer outro estabelecimento.

E se você quer saber um pouco mais sobre esse importante aliado da cozinha, não deixe de conferir os tópicos abaixo e se livre de qualquer dúvida na hora de escolher o seu fogão.

Vantagens do Fogão Industrial

O primeiro e principal benefício em optar por um fogão industrial, com certeza é a rapidez do cozimento. Em um estabelecimento de grande porte, isso é fundamental, uma vez que os prato a la carte precisam ser preparados de acordo com a demanda, ou seja, o cliente não precisa esperar muito tempo para se alimentar. Ele deseja receber um prato saboroso, fresco e quente, mas que também seja finalizado com um pouco mais de rapidez.

Nas cozinhas de restaurante e de lugares que necessitam de algo rápido, o fogão industrial é uma ótima opção
Nas cozinhas de restaurante e de lugares que necessitam de algo rápido, o fogão industrial é uma ótima opção

Em restaurantes que realizam self service, a rapidez é tão importante quanto, pois muitos pratos diferentes devem ser preparados e ficar prontos quase ao mesmo tempo, ou seja, a demora no momento do preparo é um aspecto que precisa ser levado em consideração.

Outro benefício é a sua durabilidade. Como o utensílio é desenvolvido com materiais mais resistentes, assim como o aço e o ferro, tem uma estrutura mais rígida e forte do que os modelos domésticos. Isto é, eles são muito mais robustos.

Desvantagem do Fogão Industrial

E quando falamos em desvantagens, podemos encontrar na está na estética do equipamento. Enquanto os modelos domésticos estão cada vez mais com um design tecnológico e com acabamos inovadores e de bom gosto, os tipos industriais são, por enquanto, mais simples.

Procurar investir nesse tipo de fogão é mais recompensado pela sua capacidade e qualidade, do que pelo design estético.

Diferenças de pressão

Os modelos de fogões industriais podem ser baixa ou alta pressão. Os tipo de baixa pressão contam com regulares que proporcionam alterar a intensidade e altura das chamas, além de economizar gás.

Eles fornecem agilidade e durabilidade no momento do cozimento, no entanto, são menos ágeis dos que os de alta pressão.

Porém, esses tipos de equipamento não vem com os reguladores e, por isso, não são capazes de oferecer a modificação na utilização de gás ou das chamas, mas traz consigo a vantagem de rapidez na hora do preparo.

Limpeza do Fogão Industrial

Os fogões industriais, assim como todos os outros, necessitam passar por uma higienização com frequência.

Um vez que são utilizado junto com alimento, existindo o riscos de contaminações e sujeiras. A higienização correta assegura o cumprimento das regras de limpeza da vigilância sanitária, porque evita restos de alimentos fiquem na estrutura do utensílio.

  • O primeiro passo é passar uma escova de aço na parte interior das bocas do fogão industrial.
  • Nos lugares que for mais complicado limpar, você pode utilizar uma escovinha menor, como a de dentes
  • Faça a lavagem da chapa e da grade com palha de aço
  • Com um pincel passo óleo de cozinha, às vezes, e permita que escorra.
  • Faça a secagem com um papel toalha
  • Em seguida, coloque tudo no lugar novamente
  • E para finalizar, limpe o resto do fogão industrial com o uso de uma esponja e detergente.

E aí, gostaram das dicas? Se você entendeu a importância do fogão industrial para a sua cozinha, que tal conferir os modelos disponíveis no site da Atau?

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.