Você conhece o Menu Degustação? Para conhecer e se certificar das verdadeiras habilidades, especialidades e criatividade de um chef de cozinha é preciso provar mais do que uma refeição, é necessário degustar com calma várias opções.
Por essa razão, vários estabelecimentos alimentícios fornecem o cardápio de degustação, autorizando que os consumidores provem os pratos em pequenas porções em somente uma refeição.
Apesar disso, da mesma maneira que uma obra de arte, a opção de degustação exige preparos e produções especiais, que variam na entrada, prato principal e sobremesa. Por esse motivo, ter o conhecimento ideal para com a formas e harmonização de apresentação é fundamental para um estabelecimento atrair e cativar o gosto e preferência da sua clientela.
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Todas essa combinação de sabores, texturas, formas, cores e elementos deve ser selecionado e escolhido com muita atenção e cuidado, buscando ter sempre consideração pelos sabores residuais que cada ingrediente poderá deixar no paladar e a primeira impressão do consumidor, para que todos os alimentos se complementam de uma maneira harmoniosa e não prejudiquem todo o processo de degustação proposto.
O padrão e a mistura de sabores e paladares é um fator fundamental para qualquer menu degustação.
Para que você, futuro empreendedor, não cometa nenhum erro, o que é particularmente impossível, uma vez que o caminho dos negócios é um jogo de várias tentativas, erros e acerto, mas vale evitar ao máximo os mesmo, foram selecionadas algumas dicas sobre o tema e para facilitar alguns desafios de planejar um menu degustação.
1 – Inicie esse processo pelas entradas
O prato de entrada tem a função de resultar na primeira impressão que o cliente terá do estabelecimento. Por esse motivo, ele deve trazer os sabores de uma maneira mais sutil e leve para não comprometer ou prejudicar o apetite e a degustação das opções servidas na sequência. Há diversos itens para serem oferecidos como entrada, incluindo pratos quentes, frios ou conforme a estação do ano.
No menu de degustação, um estabelecimento alimentício pode servir como entrada opções mais sofisticadas e elaboradas, como mexilhões, vieiras ao molho, cogumelos recheados e carpacio, além de pratos mais simples como legumes picantes, bruschettas de salmão, sopas, queijo de cabras e claro, as saladas, entre outras opções.
De toda forma, a apresentação e aparência das opções necessita ser convincente, demonstrando harmonia nas cores e sabores e delicadeza no arranjo.
E quando se fala em bebidas, disponha sempre de uma taça com água e sirva vinha branco para acompanhar e complementar a refeição, uma vez que essa bebida é uma opção mais leve e que auxilia na hora de abrir o apetite.
2 – Passe para o prato principal
O prato principal é umas das, senão a grande estrela de um restaurante. Contudo, ele deve se descartar e se diferenciar das outras opções, apresentando ao consumidor todo o talento e habilidades que o chef de cozinha tem e a capacidade de demonstrar em forma de comida.
E, como ele é o ator principal da cena, vale muito a pena investir no cardápio com opções mais sofisticadas, interessantes e inovadoras, como massas, carnes, aves e os deliciosos frutos do mar.
No entanto, uma dica relevante é não incluir o prato principal com carboidratos para que ainda sobre espaço para degustar com prazer a sobremesa no fim da refeição.
Como é muito comum, o vinho é o melhor companheiro, seja na hora do almoço ou jantar, então busque por sempre realizar a harmonização conforme as particularidades do alimento.
Vale lembrar que as massas podem ser servidas com vinhos tintos, do mesmo modo que as carnes. E no caso dos frutos do mar, é recomendado que seja um espumante ou um vinho branco para acompanhar.
É importante se ater a detalhes para otimizar o lucro dentro deste tipo de exposição. Ter equipamentos para restaurante e cozinha industrial de qualidade vai te ajudar a armazenar os alimentos em menores proporções, garantindo que esteja sempre fresco e ideal a ser manipulado pelo Chefe.
3 – Termine a degustação com a sobremesa
Para finalizar o processo de degustação com chave de ouro a sobremesa deve ser oferecida com muita suavidade e delicadeza. Em alguns estabelecimentos o menu é muito diversificado e inovador, fornecendo mascarones, crepes, petit gateau, sorvetes, pudins, mousses, entre uma lista de infinidade de pratos doces que podem agradar e conquistar grande parte do paladar dos consumidores.
No entanto, antes de oferecer a sobremesa, certifique com o seu cliente se ele desejaria repetir algum prato ou já pode servi-la. Ter essa comunicação com o cliente, traz confiança, segurança e conforto para os consumidores, conquistando a volta dos mesmo ao estabelecimento, além de possíveis indicações.
4 – Ofereça um cardápio virtual e interativo
Para promover facilidade, agilidade e conforto na hora de escolher os pratos, é muito interessante disponibilizar um menu virtual e interativo aos consumidores. Depois da substituição do cardápio em papel para o digital, os consumidores conquistaram a possibilidade de visualizar todas as fotos e apresentações dos pratos com mais qualidade e conforto, sem mencionar que, os clientes têm descrições muito mais detalhadas por meio do menu digital.
Para as pessoas que apreciam um bom e bonito menu degustação de um estabelecimento alimentício, vai se surpreender ainda mais com a apresentação interativa e criativa do mesmo.
Para fazer o cardápio digital, você pode optar por vários softwares de design, o próprio e famoso Word disponibiliza vários templates de menu que você pode utilizar como uma base para criar e desenvolver o seu menu e ir editando livremente no decorrer do processo.
Veja algumas dicas rápidas que selecionamos para você começar a montar e criar o menu digital:
- No caso de você tem um restaurante específico de alguma cozinha, adicione componentes e elementos do país como inspiração no menu. Como cores, personagens, bandeiras e cores que podem dar um toque essencial e diferente para o cardápio.
- Selecione, escolha e utilize cores que tenham relação com os alimentos oferecidos no seu estabelecimento, como tons verdes para saladas, vermelho para carnes, laranja para algumas frutas, marrom para doces, entre outros.
- Adicione as principais informações que são fundamentais para o seu público-alvo e seu produto. Por exemplo, em um restaurante mexicano, verifique e de ênfase para os pratos mais picantes, em um restaurante voltado para pratos saudáveis e naturais, adicione as calorias de cada prato.
- Para criar um diferencial no seu restaurante, crie nomes divertidos e inovadores para os pratos e bebidas do cardápio, mas é importante lembrar sempre de especificar como é o prato.
E aí, gostaram das nossas dicas? Você saberia colocar mais algum passo que considera fundamental? Escreva pra gente nos comentários!
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