O chef ou chefe de cozinha é o profissional responsável pela seleção dos ingredientes para uma receita, pela combinação dos sabores, pela preparação dos pratos em si e pela sua apresentação.
Esse conceito foi bastante popularizado no meio gastronômico, principalmente nos últimos anos, com a produção de programas de TV como o Masterchef, por exemplo, que é hoje o maior reality show de culinária do mundo.
No entanto, é comum nos depararmos com as duas formas de escrita: chef e chefe. Essa variação muitas vezes gera certa confusão sobre qual seria a grafia correta. Qual delas devemos usar? Confira a seguir!
Chef x Chefe: qual termo devo usar?
A prática profissional da gastronomia teve início na França, o que explica a sua influência em perpetuar o termo “Chef de Cuisine” em diversos idiomas falados ao redor do mundo, inclusive no português. Apenas no século XIX passou-se a usar apenas a palavra “chef”, como um encurtamento do termo oficial, para referir-se ao responsável por comandar o funcionamento de uma cozinha e sua equipe.
Como bem se sabe, a tradição tem um papel muito importante e influente no universo gastronômico. As expressões no idioma francês em referência a práticas culinárias são muito usadas ainda nos dias atuais.
Por conta disso, a forma “chef de cozinha” acabou sendo dicionarizada, uma vez que o seu uso é bastante frequente e muito bem aceito.
No entanto, os gramáticos brasileiros mais conservadores defendem o uso do termo “chefe de cozinha”. O argumento é de que, diante da existência da versão aportuguesada da palavra “chef” sem que se comprometa o seu significado, não há a necessidade de usar o termo em francês.
A conclusão é a de que as duas expressões podem ser utilizadas sem prejuízo ao seu conceito ou ao idioma, a depender da prioridade e intenção de quem a emprega. Para remeter às origens da arte gastronômica, pode-se usar o termo “chef de cozinha”. Enquanto que, caso prefira seguir a risca o indicado pelos gramáticos brasileiros, o ideal é usar “chefe de cozinha”.
Além disso, ambos os termos apresentam apenas uma forma de gênero, podendo ser utilizados tanto para se referir a uma mulher (a chefe/a chef) quanto a um homem (o chefe/o chef).
Uma vez explicada essa questão das expressões utilizadas para se referir a esse profissional, é hora de entender melhor o que de fato faz um chefe de cozinha. Confira a seguir!
O que faz um chefe de cozinha?
Também é comum se confundir a função do chefe de cozinha com outras, como a do cozinheiro, por exemplo. Você já sabe a diferença entre elas?
O cozinheiro possui uma formação prática, baseada em suas experiências e atuações profissionais. Atua direta e ativamente dentro da cozinha, preparando e finalizando a comida para o consumo dos clientes de um restaurante, porém não exerce de fato uma função de comando.
Já o chefe de cozinha (também conhecido nesse meio como chefe executivo) possui geralmente uma formação acadêmica e prática, atuando na área de gastronomia e sendo o responsável por treinar e comandar outros membros da equipe, além de cozinhar, planejar e elaborar novos cardápios, entre outras atribuições.
Há alguns chefes que não possuem de fato a formação acadêmica, mas possuem experiência e conhecimento suficientes para atuar como tal e comandar a brigada dentro de uma cozinha.
Sendo assim, um chefe é a autoridade máxima na cozinha, inclusive conhecendo todas as produções clássicas da culinária internacional e todas as funções pertencentes à hierarquia da cozinha. Esse profissional precisa saber executar todas as tarefas e elaborar todos os pratos que forem solicitados.
Normalmente, os cozinheiros são os responsáveis pelo preparo do prato em si, enquanto que os chefes ficam encarregados de planejar a execução do mesmo, seu pré-preparo, o preparo, a finalização, a qualidade dos alimentos e os métodos de cozimento. Sendo assim, os cozinheiros são geralmente comandados por um chefe.
A presença de um chefe de cozinha geralmente é mais comum em restaurantes e hotéis que apresentam cardápios com maior elaboração. A ele também cabe supervisionar a saída de iguarias e pratos mais elaborados, assegurando que os pedidos de fato correspondam às expectativas e solicitações de seus clientes.
O chefe de cozinha também pode escolher especializar-se em alguma área específica da culinária, como por exemplo em frutos do mar, ou em cozinha italiana ou francesa, e assim por diante.
What do you think?