Nas sociedades antigas o conceito de refrigeração já era conhecido. Um dos exemplos é a população chinesa que já usava o gelo natural das superfícies de lagos e rios, armazenando em poços feitos na terra e tampados com palha, esse trabalho tinha a função de conservar o seu chá.
Existem histórias de que os romanos e gregos também usavam o gelo natural que era coletado das montanhas por seus funcionários com o objetivo de conservar alimentos e preparar bebidas.
Já os egípcios não dispunham de um clima em favor do gelo, por conta da sua condição geográfica, a maneira que encontravam para refrescar a água era através da evaporação, utilizando vasos de barro, que por sinal é muito conhecido no interior do Brasil. Esse material tem o poder de possibilitar que a água que fica no seu interior evapore e dessa forma faz diminuir a temperatura do ambiente.
No entanto, esse material utilizado pelos egípcios não conseguia manter a conservação dos alimentos e, consequentemente, mudavam o seu sabor. A partir da descoberta da evaporação, encontrava-se a oportunidade de mudar essa questão e garantir por mais tempo o sabor dos produtos.
A história da refrigeração
Século XVI
A invenção do microscópio foi marcada pelo século XVI, quando Zacharias Janssen e Hans Janssem descobriram a existência de microrganismos em grande quantidade por todas as partes, como por exemplo, nos alimentos, na água e os que são invisíveis a olho nu.
No meio desses microrganismos é possível encontrar também as bactérias responsáveis por muitos tipos de doenças e, inclusive, pela decomposição de alimentos.
Século XVII
Por meio de estudos realizados, renomados cientistas como Louis Pasteur, comprovaram que a reprodução de bactérias poderia ser reduzida ou impedida com a aplicação do frio, ou melhor, diminuindo a temperatura do ambiente.
Essa grande descoberta resultou em muito benefícios para a época e para os estudiosos do assunto, que começaram a partir desse ponto buscar maneiras inovadoras de produzir gelo artificial.
Século XVII
Durante o século XVII, o aumento de indústrias do gelo foram realizadas com os estímulos de estudos, pois era preciso deixar de lado a dependência do gelo natural, que muitas vezes só se formava em épocas frias.
tural
Sem mencionar que as questões de fornecimento eram irregulares e em regiões mais quentes era mais provável a perda da mercadoria por derretimento e um transporte lento e precário.
Por essa questão, os estudiosos como engenheiros e cientistas, focaram em procurar maneiras que proporcionasse a criação de gelo artificial, fazendo com que o homem se tornasse livre da dependência com o clima.
1834
No ano de 1834 foi criada a primeira patente de refrigeração, por Jacob Perkins. O mesmo utilizou para essa criação o estudo do vapor baseado na teoria de Oliver Evans.
A partir de então foi criado o primeiro dispositivo de fabricação de gelo artificial nos Estados Unidos, que conta com a base dos sistemas atuais de entendimento frigorífico.
1855
E foi no ano de 1855 que um novo tipo dispositivo para a fabricação de gelo surgiu na Alemanha. Esse mecanismo tinha como base a absorção que foi constatado por um grande químico e físico da época, o Michael Faraday no ano de 1849.
Por, aproximadamente, meio século, muitas inovações no mercado de refrigeração foram aumentando, através de melhores condições de trabalho e rendimento. Porém, a produção de gelo mesmo realizou poucos avanços, por conta da crença consumidores que o gelo artificial poderia ser prejudicial a saúde do ser humano. Consequentemente a produção e consumo de gelo era pequena.
1861
Em 1861 foi inaugurada a primeira fábrica de congelar carne pela empresa de Eugene Dominique e Thomas S. Mort na Austrália. A fábrica trabalha com compressores de amônia, que foram concebidos por Ferdinand Carré em 1860.
1890
Mas foi no ano de 1890 que a natureza mudou essa situação do gelo, onde a produção do mesmo nos Estados Unidos, que na época era um dos locais que mais produzia gelo, foi extremamente fraca, não havendo reprodução no país.
Dessa forma, o uso de gelo feito pelo homem em fábrica foi a única opção e em seguida essa crença absurda foi quebrada, demonstrando que o mesmo era de uma qualidade maior que o natural, pois era fabricado cp, uma água mais limpa e pura.
E foi no século XIX que surgiram as primeiras geladeiras. Esse objeto, conhecido atualmente como eletrodoméstico, era formado por um reservatório isolado por meio de placas cortiça e no seu interior foi colocado gelo que serviu para manter a qualidade dos alimentos.
A fusão do gelo sugava parte do calor de cada produto e diminuía, de maneira considerável, a temperatura de dentro do equipamento.
Esse momento, foi um grande marco para a história dos sistemas de refrigeração, onde o mercado de produção de gelo artificial precisava receber um impulso. A partir de então, o gelo feito de forma mecânica foi aceito pelos consumidores e os pedidos aumentaram consideravelmente e logo surgiram as fábricas de gelo em todo lugar do mundo.
1949
Clarence trouxe uma grande inovação para a história da refrigeração, em 1949, quando criou um sistema efetivo de refrigeração a seco e mais rápido, que diminuiu o processo de congelamento para 1 hora e meia.
As invenções trouxeram grande evolução para o desenvolvimento da refrigeração, associado com a eletricidade, conseguiram transformar nos dias de hoje os procedimentos de refrigeração automatizadas e eletrônicas.
Na Atau Equipamentos você encontra diversas opções de refrigeração industrial como freezers e expositores dentre outros!
What do you think?